segunda-feira, 15 de novembro de 2010

20º Batalhão Logístico Pára-quedista


20º Batalhão Logístico Pára-quedista
HISTÓRICO
Atendendo à necessidade de acompanhar a evolução da Escola de Pára-quedistas em 1945, formou-se em 1952, no então Núcleo da Divisão Aeroterrestre, o Grupamento de Unidades Divisionárias, embrião do então 20º BLog Pqdt. Acompanhando a reorganização do Exército em 1968, o NuDAet passou a denominar-se Brigada Aeroterrestre, sofrendo modificações em sua estrutura que passou a contar com o Grupamento das Unidades de Apoio Aeroterrestre, GUAAet.
Após a mudança da denominação da Brigada Aeroterrestre em 1971, para Brigada Pára-quedista, o Exmo. Ministro do Exército, através da Portaria Nr 041, de 07 nov 72, criou o 20º BLog Pqdt.
Nessa época, o Batalhão ocupava instalações na Colina Longa, na Colina do Acampamento e no Morro do Capistrano, local de nascimento do pára-quedismo militar no Brasil, onde permaneceu até 31 de março de 1993, quando foi transferido para as antigas instalações do 1º Batalhão de Comunicações Divisionário, onde permanece até hoje, em suas atuais instalações.
As bases da sustentação da cadeia de manutenção da Brigada Pára-quedista haviam sendo lançadas e coube ao 20º BLog Pqdt a nobre missão de seguir este desígnio conforme está contido em sua canção "a missão desse herói é de apoio à Brigada.

MISSÕES
Subordinado à Brigada de Infantaria Pára-quedista, o 20º BLog Pqdt cumpre as seguintes missões: - Prestar apoio de manutenção de 3º Escalão de Material Bélico (motomecanização e armamento), de Comunicações e Eletrônica, de Saúde, Transporte e Evacuação; - Realizar visitas e inspeções técnicas; - Prestar apoio às OM da Bda Inf Pqdt; - Realizar o ressuprimento aéreo de qualquer classe, em operações ou exercícios de cargas até 500 lb
ATIVIDADES DE INSTRUÇÃO
Como OM Operacional, o 20º BLog Pqdt cumpre todas as atividades de instrução previstas para a Brigada de Infantaria Pára-quedista, participando efetivamente de todas as operações Bumerangue, Saci e Neblina, além de cumprir o Plano Básico de Instrução Militar, destacando-se a constante realização de cursos de formação de Sargento Temporário, de Cabos, de motoristas e de apoio aos pedidos de Cooperação de Instrução da EsAO. Realiza, ainda, ações cívico-sociais previstas para Unidade, divulgando o nome do Exército Brasileiro através de suas atividades.
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 575 Bairro:DeodoroCEP: 21615-220 Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ Tel: 0** (0xx21) 2457-1172

2 comentários:

  1. Servi em 1985 na CiaInt do 20 BLOG, como faço para verificar meu R.G ou obter o livro de ouro? Grato.

    QQ noticias favor enviar para o e-mail silber_vieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Servi em 1989 e erca de 2 anos perdi o meu certificado de reservista junto com outros doc. Como faco para tirar outro e o de o devo ir

    ResponderExcluir