segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Histórico da Brigada de Infantaria Pára-quedista

Histórico da Brigada de Infantaria Pára-quedista
HISTÓRICO
A Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército Brasileiro, sediada na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, teve sua origem na Escola de Pára-quedistas, criada em 26/12/1945. No ano anterior, em 1944 o então capitão Roberto de Pessoa, concluiu o curso de Pára-quedista em Fort Benning, nos EUA, brevetando-se como o primeiro Pára-quedista militar do Brasil.
O idealismo do capitão De Pessoa permitiu a condução e a orientação na formação das primeiras turmas de militares do nosso Exército, ainda nos EUA. Desta forma, concretizou-se um grande passo no processo de atualização do Exército Brasileiro, naquela época, recém-egresso dos campos de batalha da Europa.
Desta forma, concretizou-se um grande passo no processo de atualização do Exército Brasileiro, naquela época, recém-egresso dos campos de batalha da Europa.
Quarenta e sete militares, hoje denominados “pioneiros”, constituiram-se na pedra angular sobre o qual edificou-se o pára-quedismo militar no Brasil.
Em 1953 a imperiosa necessidade de ampliação de seus cursos e das atividades de formação e adestramento militar, impôs a transformação da Escola de Pára-quedistas em Núcleo da Divisão Aeroterrestre, estrutura, que manteve até 1969. Com a nova organização, através da qual o EB adotava as Brigadas, foi então criada a Brigada Aeroterrestre, que mudou de denominação em 1971, para Brigada Pára-quedista e, posteriormente, em 1985, para Brigada de Infantaria Pára-quedista.
A tropa pára-quedista, inteiramente formada por voluntários, tem como características: a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem. Tais elementos forjam a mística pára-quedista, cultuada no dia-a-dia da caserna e materializada nos símbolos inconfundíveis de nossa tropa: o brevê prateado, o "boot" marrom e a boina bordô.
Sentindo no rosto o vento das hélices e suspensos pelos velames dos pára-quedas, voam pelo céu, cruzando terras e águas para trilhar com os "boots" marrons os mais longínquos rincões da Pátria, e experimentar inteiramente o sentimento mais profundo de nossa nacionalidade. "BRASIL, ACIMA DE TUDO!"
Endereço: Estrada Benedito da Silveira, S/NrBairro: Vila MilitarCEP 21615-220 Cidade/UF Rio de Janeiro - RJ Tel: 0** (21)2457-2000, 2457-2700

Um comentário: