segunda-feira, 15 de novembro de 2010

8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista


8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista
HISTÓRICO
A Artilharia Pára-quedista Brasileira nasceu em 26 de dezembro de 1946, ocasião em que foi criado o Núcleo de Formação e Treinamento de Pára-quedistas, em cuja estrutura organizacional foi prevista uma Bateria de Artilharia. A "Colina Longa", assim denominada até os dias atuais. Foi o berço da Artilharia. Naquele local, foram instalados o pessoal e o material da Bateria Aeroterrestre.
Este Fato ocorreu meses após o término da II Guerra Mundial. Em 26 de Dezembro de 1950, o Cap DICKSON MELGES GRAEL, o seu primeiro comandante e um dos pioneiros do Pára-quedismo militar no Brasil, realizou, com o canhão HOWITZER 75 mm, o 1º tiro da Bateria, marcando, dessa forma, sua primeira participação como Arma de apoio de fogo.

Em 31 de março de 1953, passou à condição de Grupo, recebendo a denominação de "Grupo de Obuses 75 mm Aeroterrestre". A partir daí, recebeu outras denominações como a de Grupo de Obuses 105 mm Aeroterrestre, ocasião em que foi estruturado nos mesmos moldes dos dias de hoje; e, finalmente, 8º Grupo de Artilharia Pára-quedista.

Em 1977, o "GA", nome pelo qual é conhecido até os dias de hoje, recebeu o obuseiro "Oto Melara" C/14 M 56 R, de menor peso e tamanho e de maior flexibilidade de emprego, podendo ser auto-rebocado, helitransportado, lançado de pára-quedas, transportado em canoas "voadeiras" ou em lombo de mulas. As constantes evoluções tecnológicas do cenário bélico mundial permitiram que fosse contemplada com modernos equipamentos. São eles:

Sistema Gênisis O Sistema Gênesis é um conjunto de equipamentos de alta tecnologia que irá se constituir na otimização da observação, do levantamento topográfico, da busca de alvos, da coordenação dos fogos e de direção de tiro. A fábrica de comunicações e eletrônica está desenvolvendo o Sistema Gênesis.

Em 1998, o 8º GAC Pqdt realizou o primeiro teste operacional com este equipamento, tendo obtido resultados promissores. Em agosto de 1999, Artilharia Pára-quedista foi contemplada com um módulo completo do Gênesis. A partir daí, a Unidade pôde realizar vários testes com os equipamentos, visando a fornecer subsídios aos engenheiros da FMCE, que possibilitarão a conclusão final do Sistema Gênesis.

Endereço: Rua São Sebastião, S/NBairro: DeodoroCEP: 21615-210 Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ Tel: 0** (0xx21) 2457-4921, 2457-4354, 2457-4354

Nenhum comentário:

Postar um comentário