segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil

Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil
HISTÓRICO
O CIPqdtGPB é a unidade fundamental de instrução da tropa pára-quedista. Forma os voluntários à tropa pára-quedista proporcionando-lhes condições físicas, psíquicas e técnicas para a realização do salto de aeronave militar em vôo e o desempenho como combatente pára-quedista, compondo a reserva estratégica de pronto emprego da Força Terrestre.
Subordinado à Bda Inf Pqdt, a partir de 1983, o Centro de Instrução passou a ser vinculado, para fins técnico-pedagógico, à Diretoria de Especialização e Extensão, o que veio a proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizado desta Escola. A Bda Inf Pqdt seleciona, por meio da Comissão de Seleção Especial, os voluntários à tropa Pára-quedista, exceto os oficiais e sargentos que são relacionados pela Diretoria de Movimentações. O CIPqdtGPB prepara todos esses candidatos, por meio dos Cursos/Estágios Básico Pára-quedista. Complementa a formação do oficial e do sargento pára-quedista por intermédio do CMS e do ETA (este, inclusive, para militares não pára-quedistas).
O CIPqdtGPB ministra os seguintes Cursos e Estágios de Extensão e Especialização: - Curso Básico Pára-quedista (C Bas Pqdt); - Curso de Mestre de Salto CMS); - Curso de Precursores Pára-quedista (C Prec Pqdt); - Curso de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (C DoMPSA); - Estágio de Salto Livre (ESL, antigo EBSL); - Estágio de Mestre de Salto Livre( EMSL, antigo EAvSL); e - Estágio de Transporte Aéreo (ETA). Coopera, em assuntos de sua especialidade, com outras OM e/ou Estabelecimentos de Ensino por meio de Pedidos de Cooperação de Instrução (PCI). O CIPqdtGPB, ministra ainda, para militares pára-quedista que retornam à atividade aeroterrestre, estágios de Readaptação Técnica Básica de Salto e de Mestre de Salto, além de eventuais Estágios de Adaptação, visando à habilitação de nossos pára-quedistas a utilização de novos tipos de aeronaves e/ou de equipamentos individuais e coletivos.
A cifra de mais de 75.000 pára-quedista formados, vários deles de outras nações amigas como: ARGENTINA, CHILE, GUIANA, EQUADOR, ESTADOS UNIDOS, PANAMÁ, PARAGUAI, PERU, PORTUGAL, FRANÇA, VENEZUELA, BOLÍVIA, EGITO, COLÔMBIA, EQUADOR e URUGUAI constitui um patrimônio do CIPqdtGPB e da Bda Inf Pqdt, motivo de orgulho de seus integrantes.
Anualmente, transitam pelo CIPqdt GPB cerca de 1.800 alunos, além dos inúmeros pára-quedistas já formados que, de retorno à Bda Inf Pqdt, cumprem suas readaptações técnicas básicas de salto, de mestre de salto, de salto livre e de mestre de salto livre. Desde a sua criação, vem o CIPqdtGPB buscando novas técnicas, visando à obtenção - nos assuntos que lhe compete - de um máximo operacional por parte do pessoal e do material pára-quedista.
O CIPqdtGPB tem sua existência ligada às necessidades operacionais da Bda Inf Pqdt. É órgão indispensável à estrutura da Tropa pára-quedista. Por tudo isso, o CIPqdtGPB, cuja história se confunde com a da Bda Inf Pqdt, é conhecido por aqueles que servem na GU Pqdt ou por ela já passaram, como a "célula mater do pára-quedista militar brasileiro".
Endereço: Est. General Benedito da Silveira, S/NrBairro: Vila Militar CEP: 21615-000Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ Tel: 0** (21) 2457-1202http://www.cipqdt.ensino.eb.br/




















Nenhum comentário:

Postar um comentário